quarta-feira, 29 de agosto de 2007

A Sofia regressou da China e do Japão

Hoje voltamos a ver a Sofia entrar na "miosótis". Trazia um sorriso resplandecente estampado no rosto. Acabou de regressar do Japão e da China onde esteve durante mais de 1 mês a aprender "novas" e ancestrais técnicas de acupuntura.

3 comentários:

T disse...

Boas vindas ao novo blogue! E à Sofia já agora!

T disse...

Estou a usar a conta da T, mas quem escreve é o Rui Romão.
Finalmente temos a Miosótis na blogosfera ! Boa sorte e parabéns!
Um abraço
Rui

Ana Sofia Pacheco disse...

Olá Miosótis! Este sempre foi o carinho a que nos habituaram o Ângelo e a Manuela :).
Sim, fico sempre contente quando os vejo, embora seja com bastante frequência - a energia que nos liga é bastante dinâmica, acho :).
O Japão foi esplenderoso... como devem imaginar... É engraçado que só antes de ir para lá é que me apercebi como esta terra reside tão ardentemente na mente e sonhos dos portugueses...
Se falava da China poucos eram os que sonhavam com isso, mas com o Japáo náo havia nenhum dos nossos que não suspirasse e de seguida dissesse que o Japão fazia parte dos seus sonhos.
Curiosamente, o inverso praticamente também se passou. Quando me perguntavam de onde eu era e eu dizia Portugal, abria-se um grande sorriso na face dos japoneses cmo quem diz 'ah! conheço perfeitamente da história. Grande pequeno país'. É claro que estou a fazer de adivinha mas não é tanto assim porque eu depois tentava aprofundar mais se era verídica aquela sensação e aqueles com mais à vontade no inglês e mais eruditos explicavam-me isto mesmo. Foi uma grande sensação, Uma sensação de ser bem recebida. E quando no Oriente somos bem recebidos somos mesmo bem recebidos.
É um país de grandes contrastes, tanto via na rua os senhores empresários como noutro bairro via os 'teenagers manga' com a sua maneira muito extravagane de se vestirem e apresentarem. Entre estes circulavam por vezes algumas senhoras e senhores de kimono!
É também um país que se pauta muito pelo profissionalismo e como tal aprendi imenso na summer school de acupuntura realizada em Shinagawa. Pude ainda usufruir de tratamentos realizados pelos melhores professores desta escola, Toyohari, e que se caracteriza por grande parte dos seus membros serem invisuais.
Foi uma grande experiência e um grande contraste com a China. São mesmo o sol e a lua, os opostos. Enquanto num tudo é previsível, super profissional e límpido, o Japão, o outro é gerir o caos. Não fosse o caos a origem da principal filosofia chinesa, o tao.
Tão diferentes que para mim se traduziu num total abrir da mente e flexibilizar da minha acção.
Havia muito mais a dizer mas não vou esgotar a caixa de texto :).
Bem hajas Ângelo, bem hajas Manuela, bom parto este! A miosótis é um lindo bébé!
Beijinho
Sofia