quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Azeite FAIA BRAVA, uma estreia na MIOSÓTIS

Apresenta-se na MIOSÓTIS esta 6ªfeira, dia 7 de Fevereiro, o azeite Faia Brava. Aproveite para provar e descobrir um projecto que alia agricultura biológica a uma reserva natural.

O azeite Faia Brava é um azeite virgem extra, de 1ª pressão a frio e de colheita manual, segundo métodos tradicionais, feita por trabalhadores rurais.
As azeitonas da Faia Brava são produzidas em modo biológico e o lagar onde se processa a transformação é igualmente certificado (Dulfar).
O azeite é de 2013 e tem uma acidez máxima de 0,2%, sendo maioritariamente constituído pela variedade de azeitona cobrançosa.

Cada garrafa permite comprar mais 10 m2 para a conservação da fauna e flora do vale do Côa. Ao comprar a sua garrafa está a contribuir com 0,75€ para o Fundo de Aquisição de Propriedades, uma conta que permite a expansão da Reserva da Faia Brava.

A Reserva da Faia Brava é a primeira área protegida privada do país. São cerca de 800 hectares em 5 km ao longo do rio Côa, onde a natureza é o valor mais importante. Esta área do Vale do Côa é um importante local para aves de rapina, que procuram este tipo de paisagem para nidificar, como o caso da Águia de Bonelli e o Abutre-do-Egipto.
A Faia Brava é parte do Oeste Ibérico, uma das zonas piloto do projecto europeu Rewilding Europe, com o qual se procedeu à reintegração de grandes herbívoros. Assim, na Reserva existe em estado semi-silvestre, uma manada de cavalos garranos e vacas maronesas.

É através da aquisição de terrenos que a Associação Transumância e Natureza – proprietária e gestora da Faia Brava - permite a tranquilidade da fauna e flora e o desenvolvimento de um projecto de conservação mais sustentável e de longo prazo.


Contactos:



Sem comentários: