quinta-feira, 17 de abril de 2008

Prémio "BONS OVOS" atribuido à MIOSÓTIS

O prémio “Bons Ovos” (Good Egg Awards) 2008 foi atribuido à loja MIOSÓTIS como reconhecimento pelo seu compromisso em comercializar apenas ovos provenientes de galinhas criadas em liberdade segundo as regras da pecuária biológica.
Os prémios “Bons Ovos” (Good Egg Awards) são atribuidos pela associação internacional líder na protecção dos animais de criação, Compassion in World Farming, para felicitar e publicitar as empresas que não se aprovisionam de ovos de bateria ou que deixarão de o fazer até 2012. Através dos prémios atribuídos este ano, mais de 5 milhões de galinhas poedeiras serão libertadas das gaiolas, elevando-se a mais de 10 milhões o número de galinhas libertadas desde a criação dos Prémios Bons Ovos.

A tendência crescente da procura de ovos produzidos de forma ética poderá deixar para trás os mais de 3⁄4 de produtores europeus que continuam a usar as gaiolas de bateria. Na Áustria 30 % das galinhas continuam em gaiolas, mas em Portugal e Espanha a percentagem eleva-se a 98%. No entanto, o anúncio de hoje mostra claramente que a indústria alimentar está a abandonar as gaiolas de bateria e quer mais ovos produzidos ao ar-livre.

“A pressão sobre os produtores para que forneçam ovos produzidos ao ar livre está a aumentar. Os nossos Prémios Bons Ovos demonstram que há uma procura crescente de ovos europeus produzidos sem gaiolas, liderada actualmente por algumas das maiores marcas mundiais. Com a interdição das gaiolas de bateria clássicas a entrar em vigor na Europa em 2012, é de perguntar porque é que os produtores não estão a ser encorajados a realmente aproveitar esta oportunidade de Mercado”, afirma Bárbara Dias Pais, Coordenadora de Campanhas para o Sul da Europa, da Compassion in World Farming.

Em toda a Europa, são criadas mais de 300 milhões de galinhas para a produção de ovos. Mais de 3⁄4 destes animais vivem confinados em minúsculas gaiolas que não lhes permitem expressar os comportamentos naturais da espécie e nas quais o espaço que cada uma dispõe é inferior a uma folha de papel A4.

2 comentários:

Plotter disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Dumuro disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.