terça-feira, 19 de novembro de 2013

Bardana: um legume a descobrir

BARDANA
Receita de Ana Brazuna - NATURALMENTE, Produtos Biológicos

Ingredientes:
Bardana, óleo de sésamo, miso, água, pitada de sal, gengibre
Lavar muito bem a bardana em água corrente, esfregando-a vigorosamente com uma escova de vegetais, de forma a tirar a terra. Neste processo, partes da casca saíram naturalmente, mas outras vão ficar e não são para sair... nada de descascar a bardana! Cortam-se as extremidades no caso de estarem secas.
De seguida, começa-se por cortar a bardana em fatias (cerca de 2 mm de espessura; se cortar mais grossa, ficará com uma consistência mais carnuda e demorará um pouco mais tempo a cozer; se, pelo contrário, cortar mais fina, ficará pronta mais depressa).
Coloca-se uma panela ao lume médio/forte com um pouco de óleo de sésamo e deve-se esperar que este fique quente para adicionar as fatias de bardana. Deixa-se refogar a bardana no óleo em lume médio/baixo durante cerca de 5 minutos. Ao fim desse tempo, retira a tampa e sentirá o cheiro característico da bardana (que óptimo!) e mexe-se, volta-se a tapar por mais 2 minutos, em lume médio/baixo. Ao fim desse tempo, acrescenta-se água (a quantidade é ao nível não mais do que a bardana) e uma pitadinha de sal para evitar que a bardana perda os sais minerais, de que é tão rica, para a água. Volta a pôr a tampa, aumenta o lume para forte até que ganhar fervura. Assim que estiver a ferver, baixa-se para lume médio/baixo e deixa-se cozinhar, com tampa, até a bardana estar cozida, que coincidirá com o desaparecimento da água de cozedura.
Entretanto, enquanto espera que a bardana coza, dilua um pouco de miso em água quente e adicione umas gotas de gengibre à mistura. Este molho deverá ser adicionado assim que a bardana estiver cozida. Deixando-se cozinhar mais um pouco só para que a bardana absorva os sabores.
Bom apetite!
Variação: Poderá fazer a mesma receita misturando a bardana com cenoura.

Sem comentários: