domingo, 18 de maio de 2008

Enviem-nos as vossas receitas!

Gostavamos de publicar no blog receitas culinárias que nos queiram enviar.

Temos na MIOSÓTIS diversos alimentos menos conhecidos e que certamente muita gente gostaria de experimentar e não sabe como. Por outro lado, há formas de preparar mesmo os alimentos mais conhecidos que são inovadoras ou pouco divulgadas.

Aqui fica o nosso convite: enviem-nos receitas e nós publicamos no blog. Dá gosto partilhar!

Para quem enviar receitas haverá uma lembrança na loja...

Hoje publicamos a 1ªreceita que nos foi enviada pela Manuela Franco.

Receita: Panquecas de Buttermilk
O Buttermilk é um produto lácteo muito pouco conhecido em Portugal. É o soro do leite (é magro com apenas 1% de matéria gorda) coalhado, acidulado e apresenta-se na MIOSÓTIS em 500ml ao preço de 0,90 euros. A tradução para português será "leitelho". Pode ser tomado tal qual, adicionado aos cereais de pequeno almoço e presta-se para diversos usos culinários.
Aqui vai uma receita enviada pela Manuela Franco.
Panquecas de Buttermilk
1/2 l de Buttermilk, 1 ovo, 1 colher de sopa de manteiga derretida, 300 grs de farinha de trigo, 1/2 colher de chá de sal, 1/2 colher de chá de bicarbonato de soda, 2 colheres de chá de fermento em pó
Misturar a farinha, fermento, sal e bicarbonato numa tigela. Fazer uma cova e, gradualmente, juntar o ovo inteiro batido, a manteiga derretida e o buttermilk, a pouco e pouco para não fazer grumos. Quando a massa estiver bem homogénea, e servindo-se de uma pequena concha, cozinhe as panquecas numa frigideira untada com óleo e previamente aquecida. Quando a massa apresentar muitas bolhinhas e um ar fofo, vire a panqueca e deixe passar do outro lado. A frigideira não deve estar demasiado quente, senão a panqueca queima por fora e fica crua por dentro.Recolha as panquecas num prato aquecido e cubra para não arrefecer. Entre cada panqueca pode colocar um pouco de manteiga. As panquecas podem depois ser acompanhadas de bacon frito e regadas com xarope de àcer, mel, compota, etc.PS. Se a massa ficar com grumos, bata a mistura no liquidificador.
Receita adaptada de Taste, de Sybil Kapoor, Octopus Publishing Group, 2003, UK

Sem comentários: